O que é o saber? O que anima o processo ensinar-aprender? O desafio mais importante na formação dos professores e dos formadores é, sem dúvida, conseguir suscitar uma mudança conceptual na sua relação com o saber e a sua elaboração. As nossas “teorias” implícitas neste domínio influenciam forçosamente a nossa prática pedagógica. Em geral, elaborámo-la durante a nossa própria experiência como educandos. Por isso, deixam de ser satisfatórias, tal como são, para quem se transformou em educador ou formador: tornam-se necessárias as ferramentas de análise para modificar e alargar a perceção intuitiva de quem pretende educar ou ensinar. E é, precisamente, o “porquê das coisas”, o fundamento teórico desta abordagem, bem como a formalização que estão no âmago da investigação de Britt-Mari Barth. Cinco etapas em interação são examinadas: – tornar o saber acessível; – exprimi-lo de uma forma concreta; – motivar o educando num processo de elaboração de conhecimentos; – conduzir o processo de co-construção de sentido; – preparar a transferência de conhecimentos e a capacidade de abstração. Um livro que se dirige a formadores e professores e a qualquer educador que queira refletir sobre as condições que permitem aos educandos, sejam eles quem forem, construir o seu saber.
HORIZONTES PEDAGÓGICOS
O SABER EM CONSTRUÇÃO
O preço original era: 16,23 €.14,61 €O preço atual é: 14,61 €.
O que é o saber? O que anima o processo ensinar-aprender? O desafio mais importante na formação dos professores e dos formadores é, sem dúvida, conseguir suscitar uma mudança conceptual na sua relação com o saber e a sua elaboração.
Availability: 1130 em stock
Avaliações
Ainda não existem avaliações.