Teilhard sentiu sobre si, como uma pesada cruz, todo o peso de um isolamento cósmico, toda a angústia e desespero dos que deram a volta ao cárcere sem encontrar por onde sair. Por isso, obsessivamente, tragicamente, interroga, interpela a incógnita do futuro humano, que visto, à distância, se apresenta fechado, tumulado num planeta moribundo: Vimos os limites da humanidade, percebi o negro e o vazio à volta da Terra. Teilhard de Chardin assume neste passo a condição humana na plenitude, na finitude da sua essência. Na sua perspectiva, como diz e rediz em múltiplos escritos, a falência e a morte podem aparecer como acidentes estatisticamente inevitáveis à escala individual; mas à escala do todo revelam-se como inadmissível escândalo. O fim total não é da mesma ordem que os fins elementares. Ómega nasce desta necessidade de dar inteligibilidade ao mundo, justificar o seu esforço e alargar os limites do fenómeno até às praias longínquas da revelação. Vértice soberano desta suprema síntese. Ómega tem imensa grandiosidade e força atractiva capaz de manter a irreversibilidade universal. Irreversibilidade significa intérminos horizontes para diante, convergência para uma estrela que cintila em profundos longes de luz. Ómega é essa estrela, esse ponto-cósmico-divino, absolutamente requerido para dar consistência e inteligibilidade ao universo e justificar todo o seu ciclópico labor. Teilhard, esse prodigioso semeador de ousadias, não procurou ter razão: procurou explicar o centro da sua angústia, do seu pensamento, da sua profunda humanidade…
PENSAMENTO E FILOSOFIA
ACÇÃO E SENTIDO EM THEILHARD DE CHARDIN
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Teilhard sentiu sobre si, como uma pesada cruz, todo o peso de um isolamento cósmico, toda a angústia e desespero dos que deram a volta ao cárcere sem encontrar por onde sair.
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