Para lá das polémicas do Inverno de 1987-1988, o dossier Heidegger permanece em aberto nas suas questões filosóficas. Trata-se de entender como é que um pensamento fenomenológico, à partida totalmente alheio à preocupação das questões públicas, pôde expor-se e, depois, relacionar-se, a um perigo político extremo, sem conseguir desfazer o imbróglio provocado pela filiação política de 1933. Um ensaio que desenvolve uma nova hipótese explicativa: é incontestável que existe um elo entre o pensamento filosófico e a militância do homem Heidegger, mas ele só revela a sua verdadeira dimensão à luz de uma reflexão ulterior, que excede, de parte a parte, a ideologia nazi. Ao longo das diferentes etapas de uma evolução complexa, que o fez passar do seu primeiro apolitismo a uma «política originária» e, depois, a uma «apolítica» projectando a mundialização técnica, Heidegger implementou uma interpretação do destino ocidental, unificada a partir da leitura da metafísica como história do ser. Esta articulação do seu pensamento é, aqui, denominada «historialismo destinal» e criticada devido ao seu carácter incondicional, o qual obriga a contrapor apenas ao niilismo activo, a espera solitária do «deus que vem», exortando as duas figuras antiteticamente emblemáticas da nossa modernidade: Nietzsche e Hölderlin. O «erro» de Heidegger reside no carácter radicalmente historial e destinal do seu pensamento. A delimitação dessa face sombria, indissociável das páginas brilhantes da obra, permite libertar uma possibilidade interdita ao próprio Heidegger (ou que ele quis interdizer): entender porque é que a sua auto-interpretação bloqueou a sua autocrítica e porque é que essa obra, tal como a «carta roubada» de Poe, só se esconde quando se oferece ao pensamento. Se existe, apesar de tudo, uma pedra de espera heideggeriana, ela subestima e excede simultaneamente a política. O seu frágil contributo: apontar para uma questão que diz respeito intimamente ao Ocidente. Questão de civilização, não de política. Um livro fundamental para se entender Heidegger e as relações que estabeleceu ou não com o nazismo.
PENSAMENTO E FILOSOFIA
A SOMBRA DESTE PENSAMENTO
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Para lá das polémicas do Inverno de 1987-1988, o dossier Heidegger permanece em aberto nas suas questões filosóficas.
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