««Segundo Heidegger, toda a tradição do pensamento ocidental refere-se a uma única fonte: a dos Gregos. Com efeito, ele nunca menciona a componente bíblica da nossa cultura. Certamente, o Ocidente foi marcado pela Bíblia, a qual o filósofo apenas conhecia na versão neotestamentária, escrita em grego. Mas, esta marca é apenas a da fé e não a do pensamento. Com efeito, Heidegger opõe, de forma radical, fé e pensamento. A experiência da fé, a seus olhos, seria estranha ao pensamento e este deveria desconfiar da fé como se de um verdadeiro inimigo se tratasse. A certeza de que o pensamento é, por essência, grego constitui um «postulado peremptório» admitido como evidente, não só para Heidegger mas para muitos filósofos. Que a componente hebraica da nossa cultura possa ser fonte de pensamento e que ela alimente o questionamento filosófico suscita, ainda nos dias de hoje, reprovações e até anátemas. Marlène Zarader não se contenta em discutir um tal postulado e não procura simplesmente demonstrar que a tradição hebraica constitui uma outra tradição do pensamento para além daquela que nos vem dos Gregos. A autora prefere seguir, sobretudo, os traços, no próprio texto heideggeriano, de uma herança que ele próprio desconheceu e «que funcionaria assim como o impensado desse texto». Com enorme clareza, a autora analisa como a renovação da questão do ser, que anima toda a obra de Heidegger, a sua reflexão sobre a língua que revela a direcção da essência comandando a escuta, e a sua meditação do pensamento como memória, encontram algumas das mais fortes intuições do pensamento hebraico. (…) Este livro coloca questões decisivas e propõe uma investigação que merece toda e a maior atenção do leitor.» Catherine Chalier, Les Nouveaux Cahiers, Génerations Yiddish.
PENSAMENTO E FILOSOFIA
A DÍVIDA IMPENSADA
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««Segundo Heidegger, toda a tradição do pensamento ocidental refere-se a uma única fonte: a dos Gregos.
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