A imaginação criadora é apresentada, por vezes, como um poder inexplicável. A psicologia poderá fornecer uma explicação racional deste aspecto fundamental? O estudo diferenciado dos sonhos, dos mitos, da composição pictórica ou poética, tenta descobrir as estruturas que lhe são comuns; o imaginário surge como o estabelecimento de correspondências entre domínios distintos, como a descoberta de uma analogia a partir da identificação de um sujeito com o outro eu, graças a um processo de projecção. Conceitos que foram propostos pela psicanálise, mas o estudo da função do imaginário, assim como a análise das suas primeiras formas nas ficções da criança, gera perspectivas distintas das de Freud. No plano da acção, o imaginário parece ser a expressão de uma função de simpatia, de um desejo de abandonar comportamentos estereotipados, um primeiro esboço de repersonalização. No domínio do conhecimento, o imaginário constitui uma forma elementar de representação dos possíveis, indispensáveis ao desenvolvimento da inteligência. A Construção do Imaginário surge, assim, fundamentalmente na constituição de um melhor conhecimento do imaginário que, nesta época, é um tema não só candente como absolutamente indispensável para a construção do futuro.
TEORIA DAS ARTES E LITERATURA
A CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO
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A imaginação criadora é apresentada, por vezes, como um poder inexplicável.
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